MENU It's me: Mário!

Aula 7

Aula 7: Design Responsivo para Aplicativos?

Curso de Android 21 de junho de 2015 13 comentários
Curso de Android
  • 21 - 06 - 15
  •        
  • 13

Veja todas as aulas aqui.

E ae pessoal. Tudo tranquilo?
Se sim, vamos a mais uma aula do nosso Curso de Android… e o assunto de hoje é o Design Responsivo para Aplicativos Android.

Responsive Design

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito, Responsive Design (ou design responsivo) é a capacidade de uma Interface de Usuário se adaptar da melhor forma possível ao hardware utilizado. A princípio, pensamos apenas em tamanho de tela, mas temos que prestar atenção também à capacidade de processamento e tecnologias que podemos utilizar nos mais diversos devices (imagina quando os dispositivos vestíveis estiverem acessando sites da internet… os front-ends irão pirar).

Falando de Android…

Levando o conceito de RD para os aplicativos Android, imagine passar o dia desenhando uma interface que ficará perfeita no seu celular:

Sunshine app do curso da Udacity
Sunshine app do curso da Udacity

Aí quando você vira a tela, isso acontece:

Sunshine App do curso da Udacity
Sunshine App do curso da Udacity

Péssimo, né? Por isso temos que pensar em layouts responsivos, para atender os mais diversos tamanhos e orientação de tela.

Por que AbsoluteLayout é do mal

Temos infinitos tipos de dispositivos rodando Android e sua UI precisa se adaptar a cada tipo de tela que encontramos por aí. Essa é a razão pela qual os layouts absolutos são totalmente desaconselhados, mesmo que “fique bonito” no dispositivo que você está usando para testar seu app.

Então o que usar?

Como vimos nas aulas anteriores e na documentação, podemos utilizar outros tipos de layout para a nossa aplicação:

  • FrameLayout
  • LinearLayout
  • GridLayout
  • RelativeLayout

Layouts

A maior vantagem deles é que eles se adaptam à tela, mas cada um possui algumas particularidades e é isso que nos permite escolher o melhor para cada situação.

FrameLayout

O FrameLayout é usado para layouts simples onde temos apenas um elemento para visualizar, ou mais de um elemento, de forma a posicionar um sobre o outro.

LinearLayout

O LinearLayout ou layout linear é perfeito para empilhar o conteúdo verticalmente, um sobre o outro, ou horizontalmente, um do lado do outro.

LinearLayout

Também é a única forma de dividir proporcionalmente a tela (meio a meio, em três partes, quatro partes e assim sucessivamente).

GridLayout

Se você precisa construir algo como uma tabela, o GridLayout é a solução: esse ViewGroup organiza o layout usando linhas e colunas formando assim as células de uma tabela.

RelativeLayout

Por último, o RelativeLayout é o mais sofisticado e poderoso dos três, porém também é o mais complicado de usar, pois podemos alinhar um elemento em relação ao outro.

A ScrollView

Além desses ViewGroups que vimos até agora, temos também a ScrollView, que é uma View que pode ser rolada (eu vi o que você fez nesse trocadilho ae…). Ou seja, essa View pode assumir um tamanho maior do que o espaço físico e dessa forma o usuário pode arrastar para cima e para baixo, para ver o conteúdo completo.

Essa View é uma FrameLayout, sendo assim, aceita apenas uma única view dentro dela, que deve ser um ViewGroup para poder aceitar mais elementos. Geralmente usamos o LinearLayout, dessa forma criamos algo como uma pilha de elementos, mas aqui vai uma dica que você nunca deve se esquecer: nunca use uma ListView dentro de uma ScrollView pois esta já tem sua própria rolagem, nem use a ScrollView para criar listas, pois isso gastaria muito da memória do aparelho (não vou me aprofundar muito, mas caso queira saber, podemos discutir sobre isso nos comentários).

Conclusão

Mas já? Pois é pessoal… essa aula de hoje é bem curta. Mas uma boa notícia: finalizamos os conceitos básicos da criação de uma interface, ou seja, do layout da nossa aplicação. Na próxima aula iremos conectar nosso aplicativo à uma API de um site ( na verdade, vai ser uma API fake :P ) para receber informações sobre os posts e categorias e mostraremos isso no nosso aplicativo.

Espero que tenham gostado e estejam ansiosos para essa aula. Não esqueçam de deixar seus comentários e compartilhar para espalhar a palavra e deixar um DEV feliz. Abraços!

Por favor, considere desativar o AdBlock

Não perca nenhuma novidade do nosso Curso!

Não se preoculpe, não enviaremos muitos e-mails, nem mostraremos seu e-mail para ninguém. Dúvidas?


Deixe seu comentário! Dúvida sobre como comentar
ou vai postar código? Leia antes.

  • Adriano Anschau

    Olá Mário! Estou gostando muito dos posts. É meu primeiro contato com programação java – e com certeza com Android!

    Fiz um workshop com Android Studio na sexta e hoje comecei a estudar mais a fundo, usando os seus posts aqui. Fico na ansiedade de acompanhar a sequência. Parabéns!

    • Opa! Que massa o/
      Vai ver que Android é bem legal :D

      Sobre a sequência: espero conseguir fazer a próxima aula antes do fim da semana (mas estou com um pequeno probleminha: meu notebook deu pau.. hahahahaha)

      Abraços o/

  • paulo henrique rodrigues

    Boa Tarde Mário, primeiramente gostaria de lhe agradecer pelo excelente curso que vc esta nos proporcionando.
    E gostaria de saber quando vem a proxima aula ?obrigado

    • Estava sem computador até esse fim de semana, então o site estava parado, mas pretendo retomar as aulas agora e com uma frequência maior.

      Abraços!

  • Vinicius

    Fala Mário… muito massa o curso.. quase todos os dias estou voltando aqui para ver se tem algo novo rs….
    Uma sugestão, faça um post falando de como instalar o aplicativo que estamos fazendo em outros celulares.
    abs!

  • Wesley Vitor

    Fala Mário tudo bem? gostei muito da sequencia, vi todos, voce explica muito bem, continue assim.

  • Isabela Coimbra

    Eai Mário, Tudo bem? Estou gostado muito dos posts, parabéns pelo trabalho, explica muito bem! Ansiosa pra próxima aula.

    • Obrigado Isabela :D
      A próxima aula (a oitava) já saiu, a nona sai jaja :D

  • Lucas Mahle

    Série fantástica, parabéns Mário.
    Só não entendi qual o trocadilho que você imaginou quando falou de ScrollView kkk

    • hahahaha :D

    • Yuri Katayama

      É um trocadilho bem Scrollto