
Calma! Ainda não é o Apocalipse Mobile…
Ao contrário do que muita gente noticiou, as alterações que ocorreram ontem (21 de Abril) não vão falir metade das pequenas e médias empresas… por outro lado, você já deveria ter um site mobile há muito tempo!
Apocalipse Now
Há algumas semanas começaram a surgir diversos artigos sobre como uma alteração do algoritmo de pesquisa do Google iria destruir a presença online de quem não tivesse uma boa UX Mobile.
Desde o G1 falando que o “Google passa a ‘esconder’ sites descalibrados com o mundo móvel” desde o Estadão falando de como “Novo algoritmo do Google pode dificultar a vida das pequenas empresas” (até site gringo) muita gente achou que era o fim do mundo. Mas não é!
O que o Google diz?
A gigante das buscas publicou ontem (21 de Abril) no seu blog oficial uma lista de Perguntas Frequentes sobre essas alterações. Você pode conferir o post original em inglês clicando aqui ou ver na lista abaixo os pontos mais importantes:
- Essa alteração é em relação à página. Se 10 páginas do seu site possuem uma UX boa para dispositivos móveis e 5 páginas não, apenas essas 10 serão impactadas positivamente.
- Você pode verificar como está seu site todo vendo o Relatório de Usabilidade Móvel no Google Webmaster Tools.
- Após seu site se tornar mobile-friendly, levará o mesmo tempo que o Google leva normalmente para indexar e varrer suas páginas, para que isso afete seus resultados.
- Hoje é dia 22 e meu tráfego caiu! É culpa do Algoritmo novo? Não… se acalma. Não é possível saber os impactos do novo algoritmo, pois leva um tempo para reindexar todas as páginas (pelo menos 1 semana).
- Se seu site “linkar” outros sites que não são mobile friendly, seu ranking não muda, apesar de ser uma péssima experiência para o usuário.
- Não há diferença para o algoritmo se seu site é responsivo (RWD) ou se é uma versão separada (m.exemplo.com.br): ambos são mobile friendly.
- Suas páginas não irão sumir do mapa mobile. “Mobile Friendly” é mais um dos critérios de ranqueamento da busca, mas não o único.
- Se você estiver incluindo vídeos do YouTube nas suas páginas, use o iframe, pois assim estará utilizando o novo player em HTML5 e não o antigo em Flash.
- Você pode testar se suas páginas são Mobile-Friendly na ferramenta oficial.

Meu site é mobile, mas não passei nos testes
O algoritmo do Google decide automaticamente se sua página é mobile-friendly ou não. Então pode ser que o robô não consiga identificar isso. Sendo assim, algumas dicas são:
- Checar se o Teste Mobile-Friendly indicou algum arquivo de resource bloqueado (imagens quebradas são um sinal).
- Lembre-se de deixar o Googlebot trabalhar (atenção no seu robots.txt).
- Teste duas vezes se você passou no Teste(sério).
- Use “Fetch as Google with Submit to Index” ou submeta seu robots.txt para análise do Google novamente.

Primeiros Passos
Não esqueça de dar uma olhada no Guia de Primeiros Passos para sites Mobile-Friendly e na Documentação.
Opinião
Alguns amigos perguntaram-me o que eu achava sobre essas mudanças. Bem… sinceramente eu acho é bem-feito! Não é de hoje que as pessoas acessam cada vez mais a internet através de dispositivos móveis. O próprio Google vinha falando de Mobile há muito tempo (essa alteração particularmente foi anunciada em Fevereiro).
Eu acho é bem-feito!
O bom é que agora muita gente vai começar a pensar na experiência que o seu usuário mobile vai ter. Isso é ótimo para os usuários e se você é desenvolvedor e não acha legal também, tenho péssimas notícias para você…
Para Desenvolvedores
A galera do Tableless possui uma categoria toda dedicada ao assunto. A galera do Blog de AI (Arquitetura da Informação) também. E tem o livro do Maujor, que eu não li, mas é o Maujor, né…
Enfim.. Só precisa clicar no link e começar a estudar! Boa sorte e abração.