MENU It's me: Mário!

Apocalipse Mobile

Calma! Ainda não é o Apocalipse Mobile…

Google 22 de abril de 2015 2 comentários
Google
  • 22 - 04 - 15
  •        
  • 2

Ao contrário do que muita gente noticiou, as alterações que ocorreram ontem (21 de Abril) não vão falir metade das pequenas e médias empresas… por outro lado, você já deveria ter um site mobile há muito tempo!

Evil Google

Apocalipse Now

Há algumas semanas começaram a surgir diversos artigos sobre como uma alteração do algoritmo de pesquisa do Google iria destruir a presença online de quem não tivesse uma boa UX Mobile.

Desde o G1 falando que o “Google passa a ‘esconder’ sites descalibrados com o mundo móvel” desde o Estadão falando de como “Novo algoritmo do Google pode dificultar a vida das pequenas empresas” (até site gringo) muita gente achou que era o fim do mundo. Mas não é!

O que o Google diz?

A gigante das buscas publicou ontem (21 de Abril) no seu blog oficial uma lista de Perguntas Frequentes sobre essas alterações. Você pode conferir o post original em inglês clicando aqui ou ver na lista abaixo os pontos mais importantes:

  • Essa alteração é em relação à página. Se 10 páginas do seu site possuem uma UX boa para dispositivos móveis e 5 páginas não, apenas essas 10 serão impactadas positivamente.
  • Você pode verificar como está seu site todo vendo o Relatório de Usabilidade Móvel no Google Webmaster Tools.
  • Após seu site se tornar mobile-friendly, levará o mesmo tempo que o Google leva normalmente para indexar e varrer suas páginas, para que isso afete seus resultados.
  • Hoje é dia 22 e meu tráfego caiu! É culpa do Algoritmo novo? Não… se acalma. Não é possível saber os impactos do novo algoritmo, pois leva um tempo para reindexar todas as páginas (pelo menos 1 semana).
  • Se seu site “linkar” outros sites que não são mobile friendly, seu ranking não muda, apesar de ser uma péssima experiência para o usuário.
  • Não há diferença para o algoritmo se seu site é responsivo (RWD) ou se é uma versão separada (m.exemplo.com.br): ambos são mobile friendly.
  • Suas páginas não irão sumir do mapa mobile. “Mobile Friendly” é mais um dos critérios de ranqueamento da busca, mas não o único.
  • Se você estiver incluindo vídeos do YouTube nas suas páginas, use o iframe, pois assim estará utilizando o novo player em HTML5 e não o antigo em Flash.
  • Você pode testar se suas páginas são Mobile-Friendly na ferramenta oficial.
Teste de URL individual
Teste de URL individual

Meu site é mobile, mas não passei nos testes

O algoritmo do Google decide automaticamente se sua página é mobile-friendly ou não. Então pode ser que o robô não consiga identificar isso. Sendo assim, algumas dicas são:

Uma das maiores razões de falha no Teste Mobile-Friendly é que o robô não consegue acessar alguns recursos como CSS e JavaScript, que são cruciais para entender que seu site é mobile.
Uma das maiores razões de falha no Teste Mobile-Friendly é que o robô não consegue acessar alguns recursos como CSS e JavaScript, que são cruciais para entender que seu site é mobile.

Primeiros Passos

Não esqueça de dar uma olhada no Guia de Primeiros Passos para sites Mobile-Friendly e na Documentação.

Opinião

Alguns amigos perguntaram-me o que eu achava sobre essas mudanças. Bem… sinceramente eu acho é bem-feito! Não é de hoje que as pessoas acessam cada vez mais a internet através de dispositivos móveis. O próprio Google vinha falando de Mobile há muito tempo (essa alteração particularmente foi anunciada em Fevereiro).

Eu acho é bem-feito!

O bom é que agora muita gente vai começar a pensar na experiência que o seu usuário mobile vai ter. Isso é ótimo para os usuários e se você é desenvolvedor e não acha legal também, tenho péssimas notícias para você…

Para Desenvolvedores

A galera do Tableless possui uma categoria toda dedicada ao assunto. A galera do Blog de AI (Arquitetura da Informação) também. E tem o livro do Maujor, que eu não li, mas é o Maujor, né…

Enfim.. Só precisa clicar no link e começar a estudar! Boa sorte e abração.

Por favor, considere desativar o AdBlock

Não perca nenhuma novidade, assinando nossa newsletter!



Não se preoculpe, não enviaremos muitos e-mails, nem mostraremos seu e-mail para ninguém. Dúvidas?


Deixe seu comentário! Dúvida sobre como comentar
ou vai postar código? Leia antes.

  • romenum

    Minha página de fotografia passou no teste! :D
    “Incrível! Esta página é compatível com dispositivos móveis.”