MENU It's me: Mário!

Google Maps API - 1

Google Maps API – Parte 1 – Apresentando!

API - Google 31 de março de 2014 1 comentário
API - Google
  • 31 - 03 - 14
  •        
  • 1

E ae galera! Tudo bem?

Esse é o primeiro artigo de uma série (de não sei quantos artigos) sobre o Google Maps e sua API fodástica.

Google Developers - Maps

O que é?

O Google Maps é o serviço de mapas da gigante Google. Se você não conhece, está no lugar errado. Se você já conhece, sabe que dá para fazer quase tudo referente a mapas e geolocalização com ele.

Eu, por exemplo, estou desenvolvendo um jogo (WAR III, por enquanto) inteiramente baseado na JS API do Google Maps. Entre as outras coisas (mais normais) que se pode fazer com essa API estão um mapa das linhas de trem (mais de 45 mil) dos EUA, um comparativo do antes e depois do Tsunami no Japão, um mapa dos 350.ooo maiores sites da internet e os 900 mais bonitos lugares para se ver, segundo a UNESCO. E muito mais!

O que é uma API?

API todas as coisas!

Se você nunca ouviu falar de API (em inglês pronuncia-se: “eipiai” =D ) ou de Application Programming Interface ou ainda Interface de Programação de Aplicativos, tenho o prazer de ser o primeiro a te explicar sobre algo tão legal!

API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um sistema, software ou serviço para utilização de seus dados, funcionalidades e recursos por outras pessoas (aplicativos, no caso) que não pretendem desenvolver do zero esses dados, funcionalidades e recursos.

Por exemplo, da última vez que conferi, não tinha um satélite com meu nome em órbita muito menos a NASA me manda e-mails com imagens legais do meu planeta. Também não tenho vontade, capacidade, tempo e etc. para desenvolver uma aplicação que trate esses dados (caso a NASA fosse boazinha). Então, só me resta utilizar esses recursos e dados de alguém. (Se você pensou BING, por favor, pressione Ctrl + W agora.) E esse alguém é o Google Maps. E como faço/tenho acesso a isso? Por meio de uma das melhores APIs que eu conheço: a Google Maps API em JS.

Metodologia

Você deve estar se perguntando como iremos estudar.

Basicamente serão artigos em sequência de dificuldade e funcionalidade e muito tendenciosos ao meu próprio estudo =D

Logo, já temos esse aqui e mais alguns artigos a serem escritos garantindo que vocês vão saber todos os bizus e dicas de como implementar seu próprio mapa em seu site/sistema, adicionar marcadores personalizados, centralizar o mapa onde quiser, achar a posição do usuário por geolocalização, procurar por endereços e achar seus pontos geográficos (e o contrário também), além de criar linhas, polígonos, círculos no mapa.

Essa é a parte que eu garanto ensinar. Até terminar esses artigos meus estudos irão evoluir também e provavelmente teremos artigos sobre estilização do mapa também e a integração com outras APIs/serviços do Google.

Requisitos e links

Você vai precisar saber o básico de Front-End: HTML, CSS e JS. (A API do Google Maps é toda em JS!)

Além disso vai precisar ter boa lógica de programação, um editor de texto (notepad resolve, mas instale o Sublime Text 2, por favor) e um servidor local (se vamos fazer, vamos fazer bonito, por favor…).

Além disso, não se preocupem! Pretendo sempre escrever o código e fornecer os arquivos de exemplo criados por mim.

Você vai encontrar mais informações na página do Google Maps no Google Developers e na documentação da API. MAS CUIDADO COM O SPOILER!

Então… é isso! Convido vocês a entrarem nessa comigo e aprendermos mais sobre essa ferramenta monstruosa do Google!

Por favor, considere desativar o AdBlock

Não perca nenhuma novidade, assinando nossa newsletter!



Não se preoculpe, não enviaremos muitos e-mails, nem mostraremos seu e-mail para ninguém. Dúvidas?


Deixe seu comentário! Dúvida sobre como comentar
ou vai postar código? Leia antes.